País Itália
Direção Sílvia Monteiro
Música (Vozes) Chris Lemos e Thayana Barbosa
Mediação Patrícia Cardoso
Biografia
Filho de um mercador, Boccaccio não se dedicou ao comércio como era o desejo de seu pai, preferindo cultivar o talento literário que se manifestou deste muito cedo. Foi um importante humanista, autor de um número notável de obras, incluindo Decameron, o poema alegórico Visão Amorosa e De claris mulieribus, uma série de biografias de mulheres ilustres.
Ao ler "A Comédia", de Dante Alighieri, ficou tão fascinado que a renomeou de "A Divina Comédia", título com que a obra seria imortalizada. Considerado pelos seus contemporâneos florentinos uma autoridade sobre Dante, o governo da cidade convidou-o, em 1373, a fazer uma leitura pública da Divina Comédia. Apesar de haver poucos registros, crê-se que Boccaccio fez apenas cerca de 55 palestras, pois a doença obrigou-o a interromper a apresentação no Canto XVII do Inferno. Nunca conseguiria terminar o projeto, mas o texto com os seus comentários ficou para a posteridade: Esposizioni sopra la Comedia di Dante. Boccacio foi autor de uma das primeiras biografias de Dante, o Trattatello in laude di Dante, também conhecido como Vita di Dante.
Indicações bibliográficas
Decameron ou Príncipe Galeotto. São Paulo: Crisálida, 2008.
Vingança em Veneza. Coleção Dedinho de Prosa. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Vingança em Veneza. Coleção Dedinho de Prosa. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Decameron, manuscrito do século XV
A Tale from the Decameron, 1916 / John William Waterhouse (1849–1917)
[...] Ao ouvir essas palavras, ao ver faiscarem os olhos da mulher, Reinaldo, que não era louco, foi ao seu encontro de braços abertos e disse: “Minha senhora, basta-me pensar que lhe devo estar ainda vivo (pois tenho em mente de onde saí com sua ajuda) para que de minha parte seja grosseria enorme não procurar fazer tudo o que lhe agrada. Satisfaça pois, o desejo de abraçar-me e de beijar-me, que eu, mais do que contente, hei de abraçá-la e de beijá-la. Não foram necessárias outras palavras. A mulher, toda a arder de desejo amoroso, logo se atirou em seus braço e, [...]
[ pg. 39, trecho de O Viajante e os Bandoleiros, tradução de Pedro Garcez Ghirardi ]
[ pg. 39, trecho de O Viajante e os Bandoleiros, tradução de Pedro Garcez Ghirardi ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário