Texto: Jean Tossin
A CAIXA Cultural apresenta no dia 28 de setembro (quarta-feira) o projeto literário “EntreMundos – Mundo da Leitura, Leitura do Mundo”. Esta edição traz leituras de obras do alemão Heinrich von Kleist e do espanhol Enrique Vila-Matas. A sessão tem direção de Flávio Stein, mediação de José Castello e conta com a música de Marcelo Torrone.
De Heinrich von Kleist será lida a obra “Marquesa d’O e outras estórias”, que compila cinco novelas, seis histórias curtas e dois ensaios. Kleist nasceu em 1777, em Frankfurt, e em vida nunca foi reconhecido pelo seu trabalho. Hoje, o dramaturgo é considerado um dos grandes nomes da literatura alemã. O escritor iniciou uma carreira no Exército, mas optou por se dedicar à busca da satisfação pessoal. Essa busca, no entanto, foi frustrada, marcando sua obra com tragédias e maldade. A desesperança do autor culminou na sua maior tragédia pessoal: o suicídio.
O suicídio aparece apenas na temática do espanhol Enrique Vila-Matas, um dos nomes mais importantes da literatura espanhola contemporânea. Vila-Matas nasceu em Barcelona em 1948 e em 1968 se mudou para Paris, auto exilado do governo Franco e buscando maior liberdade criativa. Sua obra é composta por uma mistura de ensaios, crônicas jornalísticas e novelas. Desenvolveu uma ampla obra narrativa que se inicia em 1973 já foi traduzida para 29 idiomas. Atualmente é um dos narradores espanhóis mais elogiados pela crítica nacional e internacional. Para esta sessão, a obra escolhida foi “Suicídios Exemplares”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário