Texto: Redação Bem Paraná
Foto: Divulgação
O evento acontece quarta-feira, 07 de dezembro, na Caixa Cultural
O encarregado pela direção da última leitura da temporada é o curador do projeto, Flávio Stein
O francês Jean Genet e o norte-americano Alan Lightman terão trechos de seus livros lidos, na Caixa Cultural, dia 07 de dezembro. As obras dos dois autores encerram o projeto “EntreMundos – Mundo da Leitura, Leitura do Mundo”, que chegou a sua décima edição em 2011.
O encarregado pela direção da última leitura da temporada é o curador do projeto, Flávio Stein. Para o encerramento, Stein escolheu os livros “A Criança Criminosa”, de Jean Genet, e “Sonhos de Einstein”, de Alan Lightman, que serão lidos por ele e pelo ator Mauro Zanatta.
A ideia não é encenar ou fazer uma leitura dramática das obras, mas sim vocalizar as palavras que os autores imprimiram em suas páginas, transformando a leitura, que costuma ser um hábito individual, em uma experiência coletiva.
“Os universos temáticos de cada um dos autores são muito diferentes. Enquanto Genet fala sobre os que estão à margem da sociedade: homossexuais, criminosos, entre outros, e questiona os limites entre as dualidades bem e mal, certo e errado, Lightman fala das pessoas comuns: o sapateiro, o rapaz que trabalha na farmácia, uma bibliotecária etc. Colocando em xeque o que o senso-comum acredita ser uma boa vida e o que dá sentido a ela”, explica Stein.
As leituras serão acompanhadas por um fundo sonoro, utilizado para completar a narrativa. Nesta edição, o músico Marcelo Torrone vai tocar teclado, ajudando a criar uma atmosfera sonora para as palavras.
A professora do Departamento de Letras da UFPR, Sandra Stroparo, será a mediadora do debate entre o público e a equipe do projeto, num bate-papo sobre os autores escolhidos, suas obras, a leitura e a trilha sonora da edição.
Depois dos projetos “Brasis: Leituras Plurais” e “XX Narrativas do Século XX”, realizados em 2009 e 2010, que focavam na literatura de um determinado período ou de um espaço, “EntreMundos - Mundo da Leitura, Leitura do Mundo” busca colocar em diálogo obras e autores através do tempo, tendo a narrativa como fio-condutor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário