Publicado em 05/11/11 pelo portal CWB
Texto: Jean Tossin
Chegando a sua 9ª edição em 2011, o projeto “EntreMundos – Mundo da Leitura, Leitura do Mundo” vai levar ao palco dois escritores de enorme repercussão: a brasileira Lygia Fagundes Telles e o russo Anton Tchekhov. Os autores terão trechos de suas obras lidos no dia 9 de novembro, quarta-feira, na CAIXA Cultural.
Texto: Jean Tossin
Chegando a sua 9ª edição em 2011, o projeto “EntreMundos – Mundo da Leitura, Leitura do Mundo” vai levar ao palco dois escritores de enorme repercussão: a brasileira Lygia Fagundes Telles e o russo Anton Tchekhov. Os autores terão trechos de suas obras lidos no dia 9 de novembro, quarta-feira, na CAIXA Cultural.
Uma das principais escritoras contemporâneas brasileiras, Lygia Fagundes Telles será representada pelo livro “Invenção e Memória”, lançado em 2000 e vencedor do Prêmio Jabuti. De Tchekhov, apontado como um dos mestres do conto moderno, será lido um trecho de uma das suas obras mais importantes: “A Dama do Cachorrinho e Outras Histórias” – o conto que dá nome ao livro foi publicado originalmente em 1899.
Os atores Luiz Bertazzo e Ciliane Vendruscolo serão os responsáveis por vocalizar as palavras dos autores sob a direção de Suely Araújo. “É incrível ir da Rússia para São Paulo e Rio de Janeiro. O universo da Lygia é uma voz feminina que mostra o mundo e suas ambiguidades. E aí você vai para a Rússia, com o seu conservadorismo, mas com o olhar sagaz e psicológico do Tchekhov. É um privilégio transitar entre o passado e o presente com esses dois autores importantes que apresentam personagens e facetas de uma forma tão especial”, explica Suely.
Como de praxe no projeto, as leituras são acompanhadas por um fundo sonoro, utilizado para completar a narrativa. Nesta edição, o músico Ary Giordani vai tocar teclado e acordeon, criando uma atmosfera sonora para as palavras. O jornalista e tradutor Christian Shwartz será o mediador do debate entre o público e a equipe do projeto, num bate-papo sobre os autores escolhidos, suas obras, a leitura e a trilha sonora da edição.
Os autores
Contemplada em 2005 com o Prêmio Camões – dado aos autores quecontribuem para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa, Lygia Fagundes Telles nasceu em 1923 e publicou seu primeiro livro de contos, “Porão e Sobrado”, aos 15 anos. Entre suas obras de grande sucesso estão “Praia Viva”, “Ciranda de Pedra” (adaptado para uma novela de TV) e “Seminário de Ratos”. “As Meninas” e “Invenção e Memória” renderam o Jabuti à autora, eleita para a Academia Brasileira de Letras em 1985.
Anton Tchekhov nasceu em 1860, em Taganrog, na Rússia. Neto de um ex-servo que comprou a liberdade e filho de pais pobres, não foi um bom aluno na escola. Antes de ser considerado um dos principais representantes do realismo, deu aulas particulares para pagar seus estudos. Escreveu textos humorísticos, estudou medicina em Moscou e publicou “Narrativas Coloridas” em 1886, seu primeiro livro de contos. Rompendo com a tradição da narrativa literária russa do século 19, fala sobre o cotidiano do povo e lança clássicos como “Palavras Inocentes” (1887) e “Histórias” (1889). Tchekhov também foi um dramaturgo de sucesso, com as importantes obras “A Gaivota” (1898), “Tio Vânia” (1899) e “As Três Irmãs” (1901). Morreu em Badenweiler, na Alemanha, vítima de tuberculose, em 1904.
EntreMundos
Depois dos projetos “Brasis: Leituras Plurais” e “XX Narrativas do Século XX”, realizados em 2009 e 2010, neste ano serão dez edições mensais de “EntreMundos – Mundo da Leitura, Leitura do Mundo”. Enquanto nas iniciativas anteriores focou-se na literatura de um determinado período ou de um espaço, a nova versão busca colocar em diálogo obras e autores através do tempo, tendo a narrativa como fio-condutor.
Nas oito edições anteriores, foram lidos trechos de Giovanni Bocaccio, Lima Barreto, Paulo Venturelli, Voltaire, David Foster Wallace, Italo Calvino, Julio Cortázar, Roberto Bolaño, Milan Kundera entre outros. Durante o ano, ainda serão visitados autores como Jean Genet e Alan Lightman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário