Literatura do mundo transposta para o palco

Publicado em 01/03/11 pelo jornal oestadodoparana.com.br
Texto: Paula Melech 
Foto: Valdir Silva


Leandro Daniel, Flávio Stein e Mauro Zanatta na edição de agosto de 2010 
do "XX Narrativas do Século XX".

Textos de várias épocas escritos por autores de diferentes partes do mundo são colocados em confronto no “EntreMundos - Mundo da leitura, leitura do mundo”. A estreia do projeto de literatura – que dá continuidade ao “Brasis: Leituras Plurais” e ao “XX Narrativas do Século XX” – estreia nesta quarta-feira (2), no Teatro da Caixa.

Transpor para o palco obras que tem o papel como suporte exige um processo criativo que começa com a indicação dos autores e livros a serem lidos. Nesta primeira edição da nova empreitada, Flávio Stein e Leandro Daniel Colombo (responsáveis, respectivamente, pela curadoria e direção executiva) selecionaram produções de três continentes.

Do século 14 foi escolhido “Decameron”, do italiano Giovanni Bocaccio. O brasileiro Lima Barreto (1881-1922) terá um conto extraído do livro “A Nova Califórnia e Outros Contos”. O premiado autor moçambicano Mia Couto (1955) estará representado com “Cada Homem é uma Raça”.

O eixo que liga os três projetos, diz Flávio, é o repertório amplo com diferentes linguagens, tendo a narrativa como fio-condutor. Agora, o EntreMundos vêm para ampliar o repertório de leituras “incluindo textos das 1001 noites, passando pelo século 17 e 18 e chegando até o século 21”, exemplifica o curador.

Interessados em explorar com maior vigor todas as vertentes da literatura, os organizadores optaram pela prosa, o gênero literário mais consumido. “Em projetos de leitura encontramos com mais frequência textos dramáticos (de teatro) e recitais de poesia. Mas a prosa dificilmente é lida em voz alta”.

A direção da leitura será de Silvia Monteiro, que também vai dividir o palco com o ator Luiz Carlos Pazello. Como nos outros projetos, as leituras serão seguidas de discussões entre o público, atores e diretor, sempre com a mediação de alguém ligado à literatura. Nesta edição, a mediadora será Patrícia Cardoso, professora da Universidade Federal do Paraná.

As apresentações vão continuar com o formato de combinar música com literatura. As intervenções sonoras desta quarta-feira serão guiadas pelas cantoras Cris Lemos e Thayana Barbosa.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário